O que é Passivo não circulante

O que é Passivo não circulante?

O passivo não circulante é uma categoria contábil que representa as obrigações de longo prazo de uma empresa, ou seja, aquelas que não são esperadas para serem liquidadas no curto prazo, ou seja, em até um ano. Essas obrigações podem incluir empréstimos de longo prazo, financiamentos, debêntures, entre outros.

Tipos de Passivo não circulante

Dentro do passivo não circulante, existem diferentes tipos de obrigações que uma empresa pode ter. Vamos conhecer alguns deles:

Empréstimos de longo prazo

Os empréstimos de longo prazo são uma forma comum de passivo não circulante. Eles representam o valor que a empresa deve a instituições financeiras ou outros credores e que será pago em um prazo superior a um ano. Esses empréstimos podem ser utilizados para financiar investimentos, expansões ou outras necessidades de capital da empresa.

Financiamentos

Os financiamentos também são uma forma de passivo não circulante. Eles representam os recursos obtidos pela empresa por meio de contratos de financiamento, como leasing, por exemplo. Esses recursos são utilizados para aquisição de ativos de longo prazo, como imóveis, veículos, maquinários, entre outros.

Debêntures

As debêntures são títulos de dívida emitidos por empresas para captar recursos no mercado financeiro. Elas representam uma forma de passivo não circulante, pois têm prazo de vencimento superior a um ano. Os investidores que adquirem debêntures se tornam credores da empresa e têm direito a receber juros e o valor principal investido no vencimento do título.

Provisões

As provisões são obrigações estimadas que a empresa possui e que serão liquidadas em um prazo superior a um ano. Elas são constituídas para fazer frente a eventos futuros e incertos, como processos judiciais, garantias de produtos, entre outros. As provisões são uma forma de passivo não circulante, pois não são esperadas para serem liquidadas no curto prazo.

Benefícios a empregados

Os benefícios a empregados são uma forma de passivo não circulante que representa as obrigações da empresa com seus funcionários. Essas obrigações podem incluir o pagamento de benefícios pós-emprego, como planos de previdência privada, assistência médica, entre outros. Esses benefícios são geralmente pagos ao longo do tempo, em um prazo superior a um ano.

Impostos diferidos

Os impostos diferidos são uma forma de passivo não circulante que representa os impostos que a empresa terá que pagar no futuro, devido a diferenças temporárias entre a contabilidade e a legislação fiscal. Essas diferenças podem ocorrer, por exemplo, devido ao reconhecimento de receitas ou despesas em períodos diferentes para fins contábeis e fiscais. Os impostos diferidos são registrados como passivo não circulante até que sejam liquidados.

Conclusão

O passivo não circulante é uma categoria contábil que representa as obrigações de longo prazo de uma empresa. Essas obrigações podem incluir empréstimos de longo prazo, financiamentos, debêntures, provisões, benefícios a empregados, impostos diferidos, entre outros. É importante que as empresas tenham um bom controle e gerenciamento dessas obrigações, para garantir sua sustentabilidade financeira no longo prazo.

Confira também

Next Post

Veja também:

Categorias